Por Marco Carvalho
CERTIFICADOS
DE INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO – CID
O valor de R$ 420 milhões correspondente aos CID´s foi adicionado ao orçamento da Arena Corinthians, exclusivamente por ocasião da escolha do estádio para a abertura da Copa do mundo de 2014. Diferente dos demais estádios que participarão da copa do mundo, o estádio escolhido para a abertura tem que observar diversas exigências específicas para este evento. Com a incapacidade total dos estádios existentes na cidade de São Paulo, de se adequarem a estas exigências, seja por suas características arcaicas e ultrapassadas, ou pela falta de capacidade de ampliação, ou pela impossibilidade de melhorias para a facilidade de acesso, ou por um simples tombamento do patrimônio histórico ou ainda pela falta de áreas para acomodação para os centros de mídia e de hospitalidade exigidos pela FIFA, a Arena Corinthians, como citado no dia de sua apresentação, salvou a abertura da copa do mundo na cidade de São Paulo. Mas para isso, o município, o estado e até a união, deveriam, por negativa do Corinthians em arcar com estes custos, encontrar uma forma de financiamento deste valor. Isto ficou facilitado pela lei de incentivos ao desenvolvimento, que já existia para a região desde 2004, e que beneficiaria o Corinthians com valor até maior do que estes R$ 420 milhões determinados pela lei atual.
Seria maior porque a Lei Municipal nº 13.833, aperfeiçoada pelas leis 14.654 e 14.888, concedia incentivos fiscais a empresas que se instalassem na Zona Leste. Assim, teria redução, por dez anos, de 50% do IPTU e de 60% do ISS incidente sobre os serviços prestados. Também haveria diminuição de 50% no ISS relativo aos serviços de construção civil e de 50% do ITBI referente ao imóvel. A lei ainda previa a emissão de CID’s (Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento), que seriam de até 60% do valor dos investimentos. Num primeiro momento, o CID reduz a carga tributária do investidor para, na sequência, provocar elevação na arrecadação do município. Então, com um investimento de R$ 820 milhões, esses incentivos poderiam chegar a incríveis R$ 600 milhões num período de 10 anos, somando-se a isenção dos impostos citados.
Resumindo e às vezes desenhando para alguns jornalistas mal intencionados, trata-se de um incentivo, emitido em papéis em forma de certificados, com possibilidade de utilização apenas após a conclusão da obra, e essas “isenções” e “incentivos” não existiriam se não fosse implantado o projeto.
Fontes: (Link) (Link) (Link)
A lei municipal atual 15413/2011, que está beneficiando a Arena Corinthians, só foi aprovada e promulgada, devido à preocupação do poder público municipal, de condicionar a liberação destes incentivos, a requisitos ainda mais rígidos dos que existiam antes. Por ela não basta ao Corinthians realizar um investimento na Zona Leste (como estava previsto na lei de 2007) e nem mesmo construir um estádio apto a sediar partidas da copa do mundo. Para o Corinthians a lei é mais rígida, e exige que o clube construa, antes da copa, um estádio que atenda a todas as exigências da FIFA para sediar a abertura da Copa do Mundo. E as exigências da FIFA para a abertura da copa são muito maiores, inclusive, do que aquelas dirigidas ao Maracanã, que será palco da final da copa.
Além disso, a poder municipal contratou o trabalho de consultorias de vanguarda no mundo, para fazer estudos de viabilidade para a concessão destes incentivos.
Fontes: (Link) (Link) (Link)
Esses estudos comprovaram que:
1) Com
o estádio e a abertura da Copa do Mundo em Itaquera, o PIB da cidade de São
Paulo terá um acréscimo de R$ 30 bilhões em 10 anos e a Prefeitura deverá
arrecadar R$ 1 bilhão em impostos nesse período. Estudos realizados pela
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho mostram que a Zona
Leste receberá investimentos diretos - públicos e privados - de mais de um
bilhão de reais.
2) A
construção da Arena Itaquera deve proporcionar para a região a criação de novos
1.500 empregos diretos e 4.500 indiretos; novas moradias; aumento da
mobilidade, acessibilidade e qualidade dos serviços; aquecimento da atividade econômica;
melhoria da qualidade de vida da população do bairro e atração de novos
empreendimentos comerciais.
As exigências da FIFA para a adequação do estádio para a abertura da copa do mundo foram os fatores determinantes na elevação absurda do custo do projeto, e algumas delas são:
a)
aumento de 150 para 250 m² nos vestiários para jogadores e técnicos;
b)
aumento de 24 para 30 m² nos vestiários dos juízes;
c)
vestiários para mascotes, gandulas e participantes do show de abertura;
d)
aumento de 126 para 270 m² nas salas para autoridades, inclusive com três salas
de 15 m² cada para o presidente da FIFA e do Comitê Organizador Local;
e)
aumento de 22 para 46 m² no banco de reservas;
f)
criação de 30 novas salas, armazéns para placas publicitárias e espaço para armazenar
um gramado reserva que possa ser instalado em duas horas;
g)
aumento nas áreas para estacionamento dos times;
h)
Camarotes blindados, com ar condicionado e conforto hoteleiro;
i)
Oito por cento da capacidade do estádio (ou cerca de 5.000 lugares) deverão ser
reservados aos convidados da FIFA;
j)
Pelo menos 1.800 desses lugares deverão estar protegidos por alta blindagem e
todo luxo necessário. Mas a FIFA sugere: o ideal é que os 5.000 lugares estejam
nos camarotes.
k)
1.130 assentos sejam reservados a outros Vips, mas o número ideal é 1.500;
l)
O restaurante para esses convidados não pode ser um lugar qualquer. O melhor
cardápio deverá ser servido em hospitaleira sala de 1.500 metros quadrados.
m)
Para a Copa 2014, por exemplo, a FIFA decidiu aumentar em 10 centímetros as
placas de patrocínio (de 90 cm para 1m), e reduzir de 5 para 4 metros sua
distância para a linha lateral. Parecem
medidas corriqueiras, mas mexem com a visibilidade e mudam completamente o
ângulo das arquibancadas.
n) sistema de iluminação
diferenciado;
o)
ar-condicionado em todas as áreas internas;
p)
equipamentos de informática de última geração;
q)
um centro de televisão com 7.000 metros quadrados;
r)
sistemas de tecnologia da informação convergente e redundante (ou seja,
antipane);
s)
elevadores privativos e exclusivos;
t)
estacionamento e acessos exclusivos com 80 vagas para carros de autoridades e
50 para seus seguranças;
u)
camarotes temporários, mas com configuração igual aos demais para a utilização
exclusiva da FIFA;
v)
centro de imprensa e mídia;
w)
5.000 lugares para órgãos de imprensa;
x)
lounge de 20 m2 para encontros privativos do presidente da FIFA;
y)
Green Goal (sustentabilidade) englobando, água, energia, transportes e
resíduos.
z)
Com todas as alterações necessárias, o projeto inicial que previa uma área
construída de 120 mil m² passou para 189 mil m², com uma readequação de sua
disposição no terreno, aumentando sensivelmente os trabalhos de terraplenagem,
fundações e construção, além de tornar necessário o deslocamento dos dutos da
Petrobrás que cortavam o terreno.
E para você jornalista mal intencionado e torcedor ANTI, experimente ceder sua casa para um desconhecido, de graça, e ainda gaste valores enormes para atender todas as vontades dele, inclusive mudando vários itens de sua casa, vá morar de aluguel durante um ano, e depois nos conte se conseguiu se sentir beneficiado.
Marco Carvalho
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